A Real Atunara pretende contribuir ativamente para os seguintes ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas:
ODS 12 – Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
ODS 14 – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos.
Segundo um estudo publicado em 2015 pela Comissão de Pesca do Parlamento Europeu “nenhuma arte de pesca na história da humanidade provou ser tão sólida, eficiente e seletiva e, ainda assim, tão sustentável e amiga do ambiente”.
A sustentabilidade da almadrava é inegável, quando comparada a processos de captura industrial mecanizada: em oposição ao arrasto, não destrói o fundo dos oceanos; nem tem o impacto do palangre que, no afã de capturar uma espécie, acaba por matar outras indesejadas ou até protegidas. Estima-se que apenas 0,1% dos atuns rabilho que passam pelas águas algarvias rumo ao Mediterrâneo sejam intercetados pelas redes.
Todos os nossos atuns rabilho são exemplares adultos selvagens, capturados com técnicas de pesca sustentáveis. São criados, alimentados e capturados a pedido, seguindo sempre o método japonês ike jime. Esta técnica, não só minimiza o sofrimento animal, como permite manter intactas as propriedades da carne.
Em termos de transparência, cada um dos nossos produtos é acompanhado da documentação que permite a rastreabilidade desde o mar até ao prato.